Arquitetura Sustentável – O que é um projeto mais sustentável?

Desde 1973, ano da Crise do Petróleo, até o presente momento, a visão sobre o que é Construção Sustentável vem se modificando e aprofundando.

No início, a discussão era sobre edifícios energeticamente mais eficientes, o desafio era superar a Crise do Petróleo por meio da redução dos consumos de energia.

Hoje a percepção é de que a construção sustentável não é um modelo para resolver problemas pontuais, mas sim uma nova forma de pensar a própria construção e tudo que a envolve. Espera-se que a edificação mais sustentável, apresente um desempenho ambiental elevado além de viabilidade econômica e social.

Melhor será o desempenho de uma edificação, quanto menores forem o consumo de recursos não renováveis, o consumo de água e energia, emissões relacionadas aos gases do efeito estufa, o impacto ao ecossistema local e também quanto maior for a qualidade do ambiente interno, entre outros aspectos.

A obtenção desse desempenho é produto de um processo de projeto integrado e correta especificação de sistemas e tecnologias em suas interações e interdependências.

Com essa crise de água e energia que estamos vivendo, é preciso pensar a arquitetura de uma maneira mais sustentável!

Compartilhe

Pinterest

Este post foi publicado emcria sustentável. Bookmark o permalink. Comentar ou deixar um trackback:Trackback URL.

Comentar

Seu email nunca será publicado ou distribuído. Campos obrigatórios estão marcados com *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  • Sobre o Blog

    Nós do CRIA arquitetura acreditamos em idéias simples, realizadas com paixão, e inteligência, valorizando a estética e a racionalidade por meio do uso de materiais e tecnologias inovadoras. Conceito que aplicamos tanto em nossos projetos de arquitetura convencional, quanto nos projetos de arquitetura sustentável.

    Criamos este espaço para discutir e compartilhar as tendências da arquitetura e as urgências do planeta.

  • Quem Somos

    Juliana Mistro e Juliana Boer