Skip to main content

lareira taipa cria arquitetura

 

A taipa de pilão ou terra compactada é uma técnica muito antiga e recebe esta denominação por ser uma mistura de terra arenosa com a minima porcentagem de cimento (estabilizante) e água. Essa mistura é depositada em formas reutilizáveis apropriadas e compactada com socadores pneumáticos ou de madeira. Após retirada as formas, as paredes estão prontas, resultando em painéis monolíticos estruturais com aspecto de rocha sedimentar de beleza única.

O Cria Arquitetura é fã desse sistema construtivo e sempre procuramos incorporá-lo em nossos projetos. Este ano resolvemos tentar algo novo e projetamos uma lareira em taipa, cuja execução ficou por conta do nosso parceiro especialista em Terra Compactada, Daniel Mantovani.

Abaixo um registro de como foi executada a lareira da Sala da Família:

TAIPA3x

A taipa é uma técnica relativamento simples, mas que requer alguns cuidados. O segredo de um bom resultado está na execução e montagem da forma que deve ser em compensado naval.

A taipa e composta de uma mistura de terra, areia e um pouco de cimento, mas antes de misturar tudo, a terra deve ser peneirada e umidecida.

TAIPA2x

A mistura umidecida é depositada na forma de madeira em camadas não muito grossas que serão apiloada até sua compactação.

taipa5

Aqui podemos perceber a diferença entre a mistura e a terra já compactada.  As diversas camadas desse processo criam desenhos únicos

Leave a Reply